TELEMEDICINA

SBCOR – Expertise em Telemedicina

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Telemedicina consiste na oferta de serviços em saúde utilizando tecnologias de informação e comunicação para fins de prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento de doenças assim como para a contínua educação de profissionais de saúde e da comunidade.

No Brasil a telemedicina é regulamentada desde a resolução No 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina. Diante do crescimento demográfico, avanço tecnológico das últimas décadas e situações de emergência em saúde como a pandemia da COVID-19, a aplicação da Telemedicina torna-se uma necessidade para o acesso à saúde.

A Telemedicina contempla serviços de Teleconsulta, Telediagnóstico, Teleconsultoria, Teletriagem, Telemonitoramento, Tele-orientação, Tele-educação, entre outros.

A despeito das diversas ferramentas tecnológicas disponíveis, a experiência profissional, o treinamento e a capacitação são condições fundamentais para uma assistência remota de qualidade, ética e responsável pelos profissionais de saúde envolvidos na assistência ao paciente e em projetos de telemedicina.

Um grande exemplo de sua aplicação se refere à atuação em grandes epidemias, pandemias e em desastres e catástrofes. Em 2020 a telemedicina ganha fundamental destaque no enfrentamento à COVID-19, infecção viral altamente contagiosa pelo novo coronavírus (SARS-CoV 2).

A criação de projetos em Telemedicina é tarefa complexa que envolve diversos aspectos técnicos, éticos e jurídicos. A telemedicina agrega valor à medicina tradicional ampliando as possibilidades de acesso à saúde em diversos aspectos. Sua importância cresce exponencialmente com evidências científicas de resultados de eficácia e segurança em diversas experiências pelo mundo.

Temos expertise em elaborar, implementar, assessorar e capacitar médicos, profissionais de saúde, equipes e organizações na prática da telemedicina em diversos cenários e localidades.